Os elementos de página do Blogger

16 mar
Fiz um post sobre este assunto em 2007, mas de lá para cá muita coisa mudou. Então hoje vou explicar aos novatos para que servem os elementos de página. A meu ver, eles são o corpo do blog, enquanto o código html seria o cérebro. E é o que faz do Blogger, uma ferramenta tão fácil de usar.
Para acessar os elementos de página, devemos clicar em “layout” no painel do Blogger.

painel

A disposição dos elementos dependerá do template que estamos usando. Exemplos:

         Mínima Dicas Blogger Template Songs

Cliquem nas imagens para ampliar
Os espaços destinados a inserir os elementos, são chamados de gadgets ou na antiga terminologia, widgets. Eles podem ser movidos para cima, para baixo e para os lados.

movendo os gadgtes

Quanto mais espaço para gadgets um template tiver, melhor ele será – pois nos possibilitará uma infinidade de ações a fim de aumentar a funcionalidade do nosso blog.
O Blogger já disponibiliza algumas opções de gadgets. Para aprender a usar, basta ir testando cada um deles. O mais usado por quem deseja turbinar o blog, é o html/javascript. É nesse gadget que colocaremos todo e qualquer código, seja em linguagem html ou em javascript.
Em cada um deles, já aparece uma descrição de suas funções e é super divertido explorá-las.
descrição dos gadgets +gadgets
Vou dar um exemplo prático. Um novato chega aqui no Dicas Blogger e acha super legal o widget do BlogBlogs. Curioso, ele resolve clicar no link para encontrar o código e colocar no seu blog. E agora, onde inserir este código? Como dito anteriormente, no gadget html/javascript! Um outro internauta gostou tanto do blog que deseja inserir no seu os feeds do Dicas Blogger. É simples! Ele deverá escolher o gadget Feed, colar a url do nosso feed e configurar a seu gosto. Vejam as imagens abaixo:
blogblogs feeds
À medida que inserimos novos gadgets, podemos conferir as alterações clicando em visualizar, no alto da página. Abrirá uma nova janela e se estiver tudo certo, devemos clicar em salvar para que as novas configurações sejam validadas. Ao escolhermos a opção limpar edições, todas as novas alterações serão perdidas.
Aproveito para dizer que tem sido muito gratificante fazer estes tutoriais da série Primeiros Passos. Tenho recebido muitos comentários bacanas, de gente que se sente agradecida por ter encontrado a ajuda que tanto procurava. E isso, me dá mais ânimo para continuar! Não é só de salsas e miguxos que vive um metablog, muuuuito pelo contrário! A maioria dos leitores do Dicas Blogger são inteligentes, curiosos e educadíssimos.
FONTE: DICAS BLOGGER

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: